É muito comum ver na TV ou em posts nas mídias sociais que a Austrália tem muitos perigos selvagens, suas vastas paisagens de florestas e montanhas que abrigam gigantescas espécies de animais endêmicas – todas perpetuando um ambiente perigoso. A verdade é que para um país relativamente seguro, esses, embora sejam perigos distantes, ainda dão características à fama do país.
Animais à parte, o mais recente Índice Global da Paz divulgado pelo Instituto de Economia e Paz está diz que a Austrália está entre os países mais seguros do mundo, em terceiro lugar apenas para a Islândia e a Dinamarca, e tem sido classificada de forma consistente como tal nos últimos anos. E, veja bem, o índice mede não apenas a taxa de criminalidade, mas também o sistema judicial, a vulnerabilidade a crises políticas e econômicas, o nível de corrupção e muitos outros.
Se você não sabia por que a Austrália é segura, fica ligado no post até o fim.
A taxa de criminalidade é muito baixa
Desde 2000, a taxa de criminalidade no país é muito baixa e está entre as mais baixas de todo o mundo. De acordo com dados divulgados pelo Australian Bureau of Statistics, a maioria dos pequenos crimes no país diminuiu em relação ao ano passado.
O arrombamento de veículos caiu 64%, o roubo de veículos motorizados 69%, o roubo nas ruas, 63%, enquanto os crimes de roubo em geral diminuíram 37%. Embora alguns crimes sofram um ligeiro aumento, a maioria deles mal atinge a taxa de aumento de 8%.
Leis sobre armas são bem restritas
Já se passaram duas décadas desde o início da reforma das armas no país e ela teve resultados favoráveis. A aprovação de leis que proíbem o acesso rápido a armas de fogo e a aquisição de armas longas de tiro rápido erradicou inteiramente os incidentes de tiroteios em massa e homicídios, que continuam prevalecendo em alguns países do Primeiro Mundo.
“Descobrimos que as mortes por homicídio e suicídio por armas de fogo estavam diminuindo antes das reformas, e mostramos que uma grande intervenção política destinada a impedir tiroteios em massa também teve um efeito sobre outras mortes relacionadas a armas de fogo”, disse o professor Simon Chapman, que lideram um estudo que comprova a eficácia das leis de armas do país na erradicação de crimes.
A economia segue forte
A economia australiana, outrora descrita como “a inveja do mundo desenvolvido” pelo The Guardian, está entre as maiores economias de mercado misto do mundo. Embora a economia do país esteja longe de ser totalmente invencível, ele mantém um mercado de trabalho relativamente forte que atrai continuamente talentos estrangeiros.
Sua economia, por outro lado, está constantemente crescendo a uma taxa louvável de 3,1%, seu 20º trimestre consecutivo de crescimento nos primeiros três meses de 2016. Portanto: Economias fortes, mais empregos, maior poder de compra para obter as necessidades básicas é igual a mais satisfeito cidadãos.
Muitas cidades entre as mais habitáveis do mundo
Melbourne tem consistentemente entrado para o ranking das cidades mais habitáveis do mundo da The Economist Intelligence Unit (EIU) por seis anos consecutivos, e isso significa algo. Perth, Sydney e Adelaide também estão entre as 10 primeiras, enquanto outras cidades como Canberra e Brisbane estão entre as 20 e 30 melhores, respectivamente.
Entre os parâmetros da EIU para tal está a segurança geral, que engloba estabilidade econômica e política e baixos níveis de criminalidade.
Falta de Corrupção
A Austrália sempre esteve entre os países menos corruptos do mundo, embora os dados mais recentes da empresa de vigilância Transparency International revelem que o país caiu dos 11 primeiros para apenas 13 este ano.
Isso ainda é muito louvável, pois há mais de cem países no mundo, e estar entre os 20 primeiros significa muito. A taxa de corrupção na Austrália atualmente é em média de 9,62 de 1995 até 2015. Em 2000, registrou um recorde histórico de 13,00 e um mínimo histórico de 7,00 em 1995.
Ter uma baixa taxa de corrupção fala muito.
Embora “segurança” seja uma palavra bastante ampla, podemos dizer que a Austrália é digna desse nome. Além dos pontos mencionados acima, existem muitos outros motivos pelos quais o país continua atraente para os estrangeiros.
Ser um país multicultural o torna perfeito para migrantes, enquanto os jovens certamente apreciariam seu forte respeito pela cultura e tradição.
Pensando em se mudar para a Austrália?
Fale com a BeOzzy e solicite um orçamento gratuito. Clique Aqui.