Quantas horas estudante pode trabalhar na Austrália? Durante o período escolar, aqueles que possuem visto de estudante podem trabalhar 40 horas quinzenais. Quando estão de férias, o número de horas que podem trabalhar é ilimitado.
Empregos mais comuns entre os estudantes
Se você está disposto a sair da sua zona de conforto, encontrará inúmeras oportunidades de trabalho na Austrália. O tempo que leva para encontrar um emprego dependerá principalmente de dois fatores: seu empenho nas buscas e seu nível de inglês.
As indústrias abaixo são bastante aquecidas e quase sempre estão contratando:
– Hospitality: cafeterias, bares, restaurantes e serviços de tele-entrega
– Varejo: lojas, supermercados e boutique
– Serviços: babá, acompanhante de idosos e portadores de necessidades especiais, limpeza, cuidador de animais de estimação
– Trabalhos administrativos
– Auxiliar em armazéns, fábricas e empresas de mudança
– Vagas na indústria de construção civil
Conseguir emprego na área de formação no Brasil também é uma possibilidade para estudantes internacionais. Contudo, em geral, leva mais tempo, uma vez que as empresas australianas dão bastante importância à experiência local.
O mercado de trabalho australiano é bastante receptivo à mão de obra qualificada de estrangeiros. Há, inclusive, muitos brasileiros que atuam na área de TI, arquitetura, engenharias, entre outras.
Como conseguir emprego na Austrália?
Encontrar trabalho na Austrália pode ser mais fácil do que você imagina. Abaixo listamos algumas dicas infalíveis na busca por um emprego para chamar de seu.
Vagas mais informais (garçom, atendente, lavador de pratos, barista)
Para vagas que requerem menor qualificação técnica, os estabelecimentos geralmente anunciam a oportunidade nas suas próprias fachadas. Aproveite a ida à escola para estar atento às oportunidades.
Sua candidatura deve seguir as instruções indicadas no anúncio, que normalmente são entrega do currículo pessoalmente ou envio por e-mail.
Dica Be Ozzy:
Mesmo que você simplesmente envie seu currículo por e-mail, vale muito a pena entrar na loja para conversar com o gerente e obter mais informações sobre a vaga – e, claro, aproveitar para vender seu peixe.
Dica Be Ozzy Premium:
Vá anotando os lugares onde você deixa seu currículo para poder repetir a rodada na semana seguinte. Durante essas visitas, pergunte sobre o processo de recrutamento – não com a intenção de ser chato, mas sim de demonstrar seu real interesse na vaga.
Sites mais utilizados:
https://www.seek.com.au/
https://www.gumtree.com.au/jobs
Vagas corporativas
No caso de empregos que requerem formação específica, a dinâmica é parecida com a do Brasil. As vagas são anunciadas online, por isso você só precisa adaptar o currículo com as experiências relevantes e mandar ver.
Em geral, entrar no mercado de trabalho local pode levar mais tempo, especialmente quando não se tem experiência anterior na Austrália.
Sites mais utilizados:
https://au.linkedin.com/
https://www.seek.com.au/
Dica Be Ozzy:
Vale a pena pesquisar vagas que requerem uma qualificação inferior ao cargo que você tinha no Brasil. As start ups oferecem oportunidades bastante atrativas de estágios remunerados e podem oferecer a experiência inicial que você precisa.
Profissional autônomo (limpeza, babá, delivery, web developer)
Trabalhar por conta própria pode ser um ganha-pão enquanto você não encontra um emprego fixo ou até mesmo ganhar caráter permanente.
Caso você queira prestar serviços por conta própria, temos 5 dicas:
1 – recorra aos seus contatos divulgando seus serviços;
2 – sugira aos seus clientes que recomendem seus serviços aos conhecidos deles;
3 – anuncie nos murais disponíveis pela cidade, como os de centros comunitários, bibliotecas e estabelecimentos comerciais;
4 – poste em sites específicos de compra e venda (o Gumtree é o mais popular deles);
5 – entre em grupos virtuais onde você possa encontrar clientes potenciais (por exemplo: grupo de mães, pets, pequenos empresários).
Sites mais utilizados:
https://www.airtasker.com/
https://www.upwork.com/
https://www.gumtree.com.au/
Lembre-se:
Na Austrália, todo e qualquer tipo de trabalho é respeitado e valorizado pela sociedade. Isso se reflete tanto nos salários justos quanto no reconhecimento moral, independe do nível de status da vaga.
A primeira experiência local pode não ser o emprego dos sonhos, mas é o que vai abrir portas para novas oportunidades – ou ao menos garantir um teto para te abrigar.
Tenha um bom relacionamento com seus colegas, clientes e gerentes. Além de ajudar com a reputação dos compatriotas, é bastante comum que os empregadores seguintes recorram a eles para obter referências profissionais suas.
A Be Ozzy promove workshops através dos quais você pode aprender desde técnicas de entrevista até dicas de como escrever um currículo que impressiona qualquer empregador. Saiba mais.
Melhores sites para busca de emprego na Austrália
Os sites listados aqui são os mais populares para anúncio de vagas e oportunidades de emprego.
A gente listou os melhores sites para você mesmo começar a ver as melhores oportunidades pra você.
Perguntas frequentes
Estudantes brasileiros na Austrália podem trabalhar 40 horas quinzenais e, durante o período de férias escolas, por tempo ilimitado.
Conseguir emprego na Austrália depende, em grande parte, do seu esforço e disposição em sair da sua zona de conforto. Quanto melhor for seu inglês, maiores serão as chances de conseguir uma vaga legal em menor tempo.
Adeque seu currículo para o mercado local. Destaque as experiências relevantes para a vaga a qual você está se candidatando. Se possível, faça os cursos e certificações relacionados a área de interesse. Entregue pessoalmente ou envie por e-mail, caso a vaga tenha sido anunciada online. Além disso, avise seus amigos que você está em busca de uma oportunidade.
O salário mínimo na Austrália, para um funcionário de turno integral (38 horas por semana), é de $740.80 por semana, ou $19.49 por hora. Os estudantes recebem de acordo com o número de horas trabalhadas.
De acordo com o governo australiano, é preciso AU$ 21 041 por ano para cobrir as despesas de moradia, alimentação, contas da casa, transporte e entretenimento na Austrália. Isso corresponde a AU$ 1600 por mês.
– Visto válido – o mais comum é o de estudante
– Tax File Number (registro junto ao governo para fins de impostos e Superannuation)
– Conta de Superannuation (uma espécie de Fundo de Garantia)
– Conta em banco
– Certificações específicas dependendo da área (RSA para trabalhar em bares, White Card para trabalhar em obras, por exemplo)
É possível, mas os empregos que não requerem habilidades linguísticas normalmente são os que demandam esforço físico mais intenso. A Be Ozzy encoraja seus estudantes a focar no aprendizado da língua, já que isso ampliará suas oportunidades na Austrália e na vida.
Morar na Austrália sempre foi seu sonho?
Agora é a hora de começar a planejar e a Be Ozzy está aqui para te ajudar.